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Filosofia Pedagógica

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people_outlinequinta-feira, 16 de maio de 2024

ABORDAGEM EDUCACIONAL POR PRINCÍPIOS​ Nossa abordagem diz respeito a um conceito de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas, isto é, identifica os fundamentos do conhecimento e conduz à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Sua aplicação consistente contribui para formar erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores, aptos em suas vocações a cumprir o propósito de Deus. Entendemos a educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem e incentivem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados. Conforme apresentado por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”. “Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”. O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs. O processo de ensino e aprendizagem envolve: Pesquisa, raciocínio, relacionamento, registro/aplicação; Caderno de Anotações como instrumento para registro e domínio da aprendizagem pessoal; Abordagem tutorial que identifica o estilo de aprendizagem de cada aluno; Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem; Perspectiva providencial da História; Participação integrada da família.

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